
Rafael Mendes
Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.
Trader de Vendas
A experiência não faz sentido sem conteúdo e o conteúdo não faz sentido sem a experiência - as lições do live marketing
Paulo Farnese é um dos grandes nomes do live marketing no Brasil. Formado em Administração e pós-graduado em Marketing, o especialista é sócio-fundador e CEO da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing cuja premissa é gerar experiências de conteúdo, com foco em ativações de marca, campanhas de incentivo, promoções e tudo o que envolve a criação de experiências.
Nesta conversa, o profissional compartilha sua jornada e as lições que aprendeu no mercado das experiências ao vivo. Confira a entrevista para a coluna.
Quem é Paulo Farnese e quais as suas principais conquistas?
Paulo Farnese: Sou um apaixonado por live marketing e um grande entusiasta da criatividade como motor para os negócios. Com mais de 25 anos de experiência no mercado, fundei a EAÍ?! Content Experience, uma agência focada em criar experiências imersivas e estratégicas para marcas nacionais e internacionais, sempre com foco em negócios. Ao longo da minha trajetória, tive a oportunidade de trabalhar com grandes empresas como Heineken, Havaianas, Whirlpool, Mondelez, além de conquistar mais de 30 prêmios, incluindo o Prêmio Caio, Prêmio Live e Ampro Globes. Meu trabalho é conectar marcas e pessoas de forma autêntica, criando vivências que geram impacto real
Quanto a sua origem o influenciou no que você se tornou como executivo, empreendedor e profissional do live marketing?
Desde pequeno, viajar sempre foi parte da minha vida. Conhecer novas culturas, explorar diferentes lugares e entender como as pessoas vivem ao redor do mundo despertou em mim uma curiosidade natural pelo poder das experiências. Eu nem imaginava, mas essa vivência seria determinante para minha carreira. No live marketing, buscamos exatamente isso: proporcionar momentos únicos, cheios de significado. Meu olhar para as experiências sempre esteve voltado para o detalhe, para o que emociona e engaja, e foi essa mentalidade que me ajudou a construir minha jornada como empreendedor e especialista na área.
Na sua opinião, como superar obstáculos diários no Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas?
O Brasil é um país cheio de desafios, mas também de possibilidades. Acredito que superar obstáculos exige criatividade, resiliência e, acima de tudo, paixão pelo que se faz. Para construir um legado, é preciso pensar além dos números e focar no impacto que deixamos nas pessoas. Elas são o centro de tudo. No meu caso, isso significa desenvolver ações que realmente fazem diferença, proporcionando vivências inesquecíveis e promovendo conexões autênticas entre marcas e consumidores. Investir em inovação, valorizar talentos e criar experiências que inspiram são caminhos essenciais para transformar o mercado e a sociedade.
Tudo isso deve ser tanto para fora, quanto para dentro. Ter um time engajado e com muita vontade de fazer é um dos segredos do sucesso. Por isso, é tão determinante olhar para dentro e entender as pessoas que trabalham conosco. Afinal, serviço é gente e se as pessoas estão com vontade de fazer e com brilho nos olhos, tudo ganha um resultado diferente e ainda melhor.
Como um profissional pode construir uma marca para que seja sempre vista e lembrada pela audiência?
Acredito que autenticidade e consistência são os pilares para construir uma marca forte. Não basta apenas se destacar uma vez, é preciso ter um posicionamento claro e entregar experiências que realmente criem valor. Sempre busquei inovar dentro do live marketing, trazendo projetos que vão além do convencional e que fazem sentido para o público. Na minha visão, a experiência não faz sentido sem conteúdo e o conteúdo não faz sentido sem a experiência. Assim, o brand experience permite um entretenimento direcionado para as pessoas, que aproxima as empresas de seus públicos, enquanto engrandece o modelo de negócio ao trazer insights e proporcionar experiências repletas de conteúdo estratégico. Assim como construir uma boa rede de contatos, compartilhar conhecimento e estar aberto a novas tendências são atitudes que fortalecem a presença no mercado e garantem relevância a longo prazo.
Qual sua mensagem final para os leitores do GazzConecta?
Vivemos um tempo no qual a experiência é mais importante do que nunca. Seja no marketing, na publicidade ou no empreendedorismo, o diferencial está em criar algo que gere conexão verdadeira. Sempre digo que ninguém volta igual de uma grande experiência, e isso vale tanto para uma viagem quanto para a vida profissional. Inovar, arriscar e manter o fator humano no centro de tudo o que fazemos é o caminho para construir algo que realmente marque as pessoas.