Thumbnail

Iniciativa do Sebrae em parceria com o Ministério da Educação conecta participantes com ecossistemas de tecnologia em busca de projetos inovadores. Crédito: ferrantraite.

Beatriz Bevilaqua

Beatriz Bevilaqua

Jornalista e comunicadora de startups. Formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi reconhecida logo após sua formação com o Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, concedido pelo Sindijor PR, em Curitiba. Na sequência, foi eleita Melhor Profissional de Imprensa do Brasil por três vezes no Startup Awards, a mais prestigiada premiação do ecossistema de startups da América Latina. Instagram @beatrizbevilaqua.

Conexão Startup

Inscrições de estudantes e professores para o programa Supernova vão até 10 de novembro

16/10/2025 16:48
O programa Supernova está com inscrições abertas para professores e estudantes da educação Profissional e Superior de todo o Brasil até o dia 10 de novembro. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Educação, o Supernova tem o objetivo de auxiliar na criação de negócios que envolvam tecnologia e inovação, em conexão com ecossistemas de empreendedorismo e economia inteligente.
Com uma jornada híbrida e que envolve equipes de 2 a 5 membros, sempre orientados por um professor, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de startups que tragam transformação para a sociedade, atendendo demandas reais do mercado e da população de forma inovadora unindo tecnologia, criatividade, visão estratégica e trabalho em equipe.
Ao longo do Supernova, os participantes terão aulas ao vivo e gravadas, além do acesso a diversos conteúdos que irão auxiliar no projeto, com capacitação prática e metodologias aplicadas. Ao fim do período, todas as equipes irão apresentar seu pitch e modelo de negócios, que serão avaliados por especialistas renomados do país. 
“O Supernova também estimula e premia os ambientes de inovação e incubadoras que existem dentro das instituições de ensino, para que elas possam complementar os projetos. Além de premiações para os estudantes e professores, os ambientes de inovação mais participativos no programa também serão premiados”, destaca Paulo Puppin Zandonadi, coordenador de programas de startups e ecossistemas de inovação do Sebrae.
Os melhores projetos de cada estado ganharão uma viagem com todos os custos pagos para visitar um centro de inovação de destaque no Brasil, com o objetivo de conectar os estudantes e professores a ambientes de fomento à inovação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro no site do programa, e as primeiras aulas já começam a partir de 17 de novembro, envolvendo temas como definição de problema, marketing e vendas. A entrega dos projetos ocorre na primeira quinzena de dezembro e o resultado final está previsto para 28 de janeiro de 2026.