Protagonismo, persistência, ousadia e coragem: lições para quem quer fazer acontecer

Redação
30/04/2025 14:24
"Transformar um negócio exige persistência, resiliência, força, ousadia e, acima de tudo, coragem. Esse foi o tom da mensagem que eu quis transmitir no evento Strategic Foresight – Inovação não é uma corrida de 100 metros, promovido pelo Connect Executive Hub em parceria com a Fundação Dom Cabral”, afirmou Ciro Possobom, CEO da Volkswagem do Brasil.
Ciro compartilhou a grande transformação que tem liderado na Volkswagen do Brasil para impulsionar a inovação com rentabilidade, acelerar a tomada de decisão e colocar todas as áreas da empresa com foco em eficiência, resultados e, principalmente, nas pessoas. A indústria automotiva passa por uma transformação sem precedentes: carros cada vez mais conectados, baseados em software, com mais tecnologia embarcada. O desafio é claro: como dar velocidade a tudo isso de forma adequada, por meio de uma liderança forte e ambidestra?

“Liderar, para mim, tem menos a ver com equilíbrio entre vida profissional e pessoal e mais com entrega real ao trabalho que se faz com paixão. Incluo aqui o trabalho duro, ter clareza de propósito, sair da zona de conforto, fazer as coisas de um jeito diferente, unir áreas que antes operavam de forma isolada e manter o time inteiro na mesma direção: vendas, resultado e impacto positivo. No fim do dia, tudo volta para o mesmo lugar: "it’s all about people". São as pessoas que movem uma organização, a inovação e o mundo. São elas que estão no centro da transformação que queremos que aconteça”, conta Ciro Possobom.
Celso Tacla, CEO da Valmet South América, trouxe elementos de sua percepção sobre o sucesso do evento e suas percepções abaixo sobre grandes insights gerados com essa diversidade e expertise do painel.
Tivemos a oportunidade de assistir a painéis inspiradores e trocar ideias com grandes nomes, como o campeão olímpico Gustavo Borges, o maior medalhista olímpico brasileiro da história da natação. O painel também contou com o brilho de Ciro Possobom , CEO & Presidente Volkswagen do Brasil, Anna Chaia , executiva e conselheira com uma carreira admirável e do professor da Fundação Dom Cabral, Gustavo Donato que também atua em conselhos bastante relevantes.
Gustavo Borges trouxe reflexões valiosas sobre a conexão entre a vida esportiva e o mundo dos negócios, enfatizando a importância do pensamento de longo prazo, da busca pela excelência e da consistência ao longo do tempo. Já Gustavo Donato apresentou uma visão contemporânea sobre liderança, tecnologia e a geração de valor nas empresas. Ele destacou quatro temas essenciais para os conselhos de administração hoje: tecnologia, e como nos mantermos relevantes em meio às transformações, liderança ambidestra, ética e os limites no processo decisório.
Anna já ocupou cargos de CEO no Brasil em empresas como Swarovski, L’Occitane e Sansonite, além de ter atuado em outras organizações. Atualmente, é vice-presidente do conselho da Azzas 2154 (resultado da fusão Arezzo + Grupo Soma) e integra conselhos de empresas como o MadeiraMadeira, entre outras. Trouxe muitos casos e experiências pessoais com dicas valiosas sobre preparação pessoal e atuação em conselhos.
Ciro Possobom, por sua vez, focou a necessidade de acelerar a inovação para evitar gaps — ou provocar — gaps positivos no mercado. Compartilhou também diversas ações práticas que têm adotado tornar a organização mais ágil e humana.
Nas considerações finais, destaco dois pontos que ficaram marcados.
Ciro trouxe uma perspectiva realista sobre o tão falado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Segundo ele, o equilíbrio pleno não é viável o tempo todo. O que é possível é alternar fases de equilíbrio com momentos com nem tanto, construindo, na média, uma trajetória equilibrada ao longo da vida
Claro que o melhor seria o equilíbrio sempre e todos os dia, mas para quem vive a realidade de comandar uma empresa e navegar em um mar de incertezas sabe como isso é verdadeiro...
Gustavo Borges também trouxe suas reflexões sobre a busca do equilíbrio. É muito mais fácil protelar, ficar na comodidade, não encontrar tempo para cuidar de si próprio, disse. Aqui eu faço uma pergunta: quanto tempo você fica nas redes sociais todos os dias consumindo conteúdos de forma automática e repetitiva? O Brasil se destaca mundialmente pelo tempo que seus cidadãos passam online — em média, 9 horas e 13 minutos por dia, e dedicam, em média, cerca de 3 horas e 37 minutos por dia às redes sociais. Que tal gastar meia horinha deste tempo (ou um pouco mais!) para se exercitar, praticar esportes, meditar?
Gustavo encerrou com três grandes pontos que a seu ver (com os quais eu concordo plenamente!) são extremamente necessários e que deixou como lições:
Protagonismo — a responsabilidade de cada um em fazer as coisas acontecerem;
Ousadia — a coragem de agir com espírito empreendedor da própria vida e dos negócios;
Persistência — o progresso é fruto da dedicação diária, do foco e da perseverança no propósito.
Foi um encerramento inspirador para um evento conduzido com maestria por Silvana Pampu, executiva e líder do Connection Hub, que mais uma vez demonstrou sua competência na organização e mediação.

"Inovação não é uma corrida de 100 metros. É uma travessia com propósito."
Para Alessandro Napolitano que esteve presente no evento.
Inovar é atravessar. Não apenas avançar!
É construir relevância em tempos de disrupção. É liderar a mudança antes que ela nos lidere.
Entre algoritmos, debates e experiências compartilhadas, uma ideia permaneceu comigo:
Inovar não é correr mais rápido. É ter coragem de seguir na direção que poucos enxergam.
 inovação genuína não busca apenas eficiência. Ela confronta a inércia. Ela exige desapego do que já funcionou, para abrir espaço ao que ainda nem foi compreendido. Como dizia Schumpeter, inovar é criar — mas também é destruir. Destruir hábitos improdutivos, estruturas que não servem mais, verdades absolutas que já caducaram.
É por isso que inovar não é apenas implementar tecnologia. É praticar lucidez estratégica. É ter coragem moral para transformar o que já parece estabelecido. É liderar com a consciência de que o maior risco, muitas vezes, é continuar fazendo o que sempre fizemos — só que mais rápido.”

Agenda dos próximos encontros do Connect Executive Hub
Liderança como Potência de Transformação –
Dia 08/05 as 19:00 hrs no Inovabra -SP – Parceria com a MJV Innovation & Tecnologies
Painelistas: Cristina Palmaka Conselheira na Eurofarma, C&A, Arcos Dourados e trajetória como Presidente na SAP America Latina e Caribe e passagens pela Microsoft e HP.
Neivia Justa – Jornalista, Empresária e criadora de movimentos como #aquiestaoasmulheres #ondeestaoasmulheres para dar visibilidade e representatividade da liderança feminina.
Michelle Freddo – Sr Manager de Operações de Sinistros no Bradesco e Fundadora do Nós Mulheres
Silvana Pampu – HR General Manager Latam na Renault e Founder do Connect Executive Hub
Connect Dinner Curitiba Dia 29/05 as 19:00 hrs Link de Inscrição
Inscrição para novos membros do Connect Executive Hub – Link de agendamento

A Connect Executive Hub, fomenta uma Confraria de Executivos com membros de diversos segmentos, estados e países. A jornada de desenvolvimento executivo permite ampliar repertório e networking com profissionais seniores. Para se tornar membro agende um bate papo através do nosso site.